AS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC

Blog > BNCC AS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC

AS 10 COMPETÊNCIAS DA BNCC

Atualmente, apenas os conteúdos curriculares já não são mais suficientes para uma educação completa e eficaz. Além das habilidades cognitivas e motoras, os estudantes precisam adquirir e desenvolver as habilidades socioemocionais. Essas habilidades são fundamentais para que o estudante trilhe seu caminho como indivíduo de pensamento crítico e preparado para resolver problemas dentro da complexidade social.

Pensando nisso, a BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR), documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos têm o direito de aprender, tornou obrigatório por lei o desenvolvimento da Educação Infantil ao Ensino Médio das dez competências, que são:

  1. CONHECIMENTO;
  2. PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO;
  3. REPERTÓRIO CULTURAL;
  4. COMUNICAÇÃO;
  5. CULTURA DIGITAL;
  6. ARGUMENTAÇÃO;
  7. AUTOCONHECIMENTO E AUTOCONTROLE;
  8. TRABALHO E PROJETO DE VIDA;
  9. EMPATIA E COOPERAÇÃO;
  10. RESPONSABILIDADE E CIDADANIA.

Dessa forma, a escola deixará de ser apenas transmissora de conteúdos, mas também auxiliará o estudante a lidar com questões emocionais, tecnológicas, socioambientais, responsabilidades cívicas e entre outros.

Por fim, promover às crianças e aos jovens uma educação que os leve a desenvolver competências necessárias para aprender, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo vem sendo o grande desafio da atualidade

Compartilhe essa Matéria

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Ir para o topo